quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Corações, cuori, hearts...LOVE

Ilustração da minha autoria, para copo de coleção das Edições Design Dimensão. Produzido por Egizia.
A Egizia é uma fábrica italiana de objetos em vidro. Todas as decorações são realizadas em serigrafia, com altíssima qualidade. Tem a característica de utilizar com grande definição serigrafias em prateado e dourado. No meu desenho utilizei  corações com cores  e linhas prateadas. O resultado é muito bonito.



www.egizia.it

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

As ilustrações são impressas por meio de serigrafia



As ilustrações da Ritzenhoff são impressas por meio de serigrafia e posteriormente colocadas nos copos ou nas cerâmicas. É como um decalque. A ilustração é toda impressa serigraficamente mas de uma só vez. A seguir o objeto vai ao forno para cozer.
Existem outros métodos. As serigrafias podem ser feitas também cor a cor mas os copos têm que ir ao forno várias vezes. O mesmo numero de vezes das cores. O resultado das impressões em serigrafia é muito mais bonito que uma impressão em quadricromia, pois as cores diretas são mais luminosas. A única limitação que é imposta aos designers pela fábrica é que só se pode usar um máximo de 6 cores da palete de Pantones.
Estes são mais objetos ilustrados por mim para a Ritzenhoff, onde também me inspirei nos desenhos de Henna.

Copo para vinho branco da coleção "Pearls"

Conjunto de copos de vinho tinto e branco da coleção  "Wine"

Vela perfumada da coleção "Zoé"


Vela perfumada da coleção "Zoé"

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Ilustrar é contar histórias...

Ilustrar é contar uma história através de desenhos, ou simplesmente decorar...

A Ritzenhoff é uma fábrica de vidro localizada na Alemanha. Lançou as suas primeiras coleções de design em 1992. Eu começei a trabalhar para a Ritzenhoff em 1999. O meu primeiro projeto foi o Champus. Tive imensa sorte. O meu Champus foi um best seller pois deu-se a feliz coincidência de ser a passagem para 2000, e venderam-se muitos copos de champanhe. Da coleção de 1999 o meu era realmente o que agradava mais, talvez por ser muito festivo e adequado à passagem de ano. Depois fiz mais dois Champus um em 2003 e outro em 2008.



Copo de Champanhe "Coleção Champus" editado em 1999




Copo de Champanhe "Coleção Champus" editado em 2003


Copo de Champanhe "Coleção Champus" editado em 2008



segunda-feira, 27 de setembro de 2010

...mais objetos para a Ritzenhoff

Duas velas para a coleção "La Vela" inspiradas na dança da lua.



Duas velas para a coleção "La Vela"



www.ritzenhoff.de

Os meus objetos ilustrados...


A Henna tem sido uma grande fonte de inspiração para mim. Estes são alguns dos objetos que ilustrei para a empresa alemã Ritzenhoff. www.ritzenhoff.de

Copo de chá "It's Tea Time"

Cinzeiro "Smoking Light"

Vasinhos para flores "Chou Chou"


sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Henna a escurecer...

Quando a pasta seca em cima da pele, cai e o que fica é um desenho alaranjado que vai escurecendo com o passar do tempo. A Henna pode adquirir várias colorações. Desde um castanho claro a escuro, avermelhado, arroxeado...depende da proveniência da planta, do calor e principalmente da pele da pessoa. Uma pele com creme não absorve bem a Henna e o desenho fica muito claro.


as minhas mãos...

Não é fácil tatuarmo-nos a nós próprios. Principalmente a mão direita. Eu sou destra. Tatuar os outros é o melhor.



As minhas experiências com Henna

Pintar com a pasta de Henna é a mesma coisa que decorar um bolo com pasta de pasteleiro. Não se pode tocar na pele. Parece fácil. Mas no princípio os desenhos saem ligeiramente tremidos. Com a prática começa a sair bem e é muito divertido. Para mim o odor da Henna é fabuloso. 






quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A Henna também é muito apreciada no ocidente

Madonna com as mãos decoradas com Henna pela artista indiana Sumita Batra

Gwen Stefani

Naomi Campbell, com os pés decorados com Henna numa passagem de modelos

Serpente

Marrocos

Serpente - símbolo de imortalidade





...mais simbologia

Marrocos


Quadrado - tem poderes curativos













Triangulo - simboliza o olho (5 triângulos juntos simbolizam uma mão)














O diamante (losango) - afasta o mau olhado



quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Alguma simbologia interessante

Índia


Flor de Lotus (Flor do Nenúfar) - graciosidade na terra, árvore da vida, órgão sexual feminino.



Pavão - companheiro da mulher durante eventuais separações do marido, símbolo do amor e do desejo.







Henna no Islão

A Henna está sempre ligada ao amor, à felicidade e à proteção. 
Muitos dos desenhos estão ligados a crenças religiosas. Nos países do islão as pessoas rezam com os braços abertos e com as palmas das mãos voltadas para o céu. Para que a atenção da oração não seja desviada, as decorações podem somente ter motivos florais e símbolos abstratos, geométricos.

Uma noiva de Oman com as mão decoradas com motivos florais, in Sumita Batra (The Art of Mehndi)


Henna no Norte de África

Em Marrocos as festas com Henna também são muito populares e são uma reminiscência do Hammam, ou seja os banhos públicos. Tal como na Índia, em Marrocos a Henna faz parte dos preparativos para o casamento. Muitas vezes a noiva para além das mãos e pés tinge os seus longos cabelos de vermelho. 
Nos países no norte de África existe a tradição de relacionar a Henna com a fertilidade. Nas zonas Berberes acreditava-se no poder que os desenhos tinham em afastar os maus espíritos protegendo e apelando às boas energias.

Desenhos característicos do Norte de África, in Sumita Batra (The Art of Mehndi)

...mais curiosidades

Outra história... quanto mais escura for a Henna na pele mais amor sentirá a sogra pela nora. 
Muitas histórias se contam na Índia acerca desta tradição lúdica milenar. A noite da Henna antes do casamento é um momento de cumplicidade lindíssimo entre as mulheres, amigas e família que dançam umas para as outras e deixam-se decorar com tatuagens que simbolizam e perpetuam no imaginário momentos de amor, afetividade e de uma beleza muito especial do mundo feminino.


Curiosidades sobre a Henna

Uma da tradições é o facto da noiva depois de casar, enquanto o desenho durar nas mãos não poder fazer trabalhos domésticos, tais como lavar loiça ou a roupa. O desenhos realizados na noite da Henna têm que ser preservados o máximo de tempo possível.


India

A Henna na Índia chama-se Mehndi e a sua pintura corporal representa uma experiencia espiritual. Apenas as partes do corpo acima do umbigo são consideradas sagradas, portanto símbolos como a cruz ou a suástica (símbolo de pureza) têm que ser pintados abaixo do umbigo. 
As bailarinas usam Henna nas mãos, para que a audiência repare nos seus movimentos. Uma das ocasiões mais importantes para usar as pinturas com Henna é no casamento. A Mehndi raat, ou seja a noite da Mehndi, é essencial e é uma cerimónia preparativa para o casamento. É costume, tanto a noiva como as mulheres da família decorarem as mãos e os pés com motivos tradicionais fabulosos e complexos.

Lindíssima decoração tradicional indiana, in Sumita Batra (The art of Menhndi)

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Decorar com Henna

A pasta feita a partir da Henna proporciona desenhos com padrões complexos criados pelas mãos do homem, que variam de região para região segundo as tradições e as religiões.
A Henna tem servido também para decorar utensílios, desde cerâmica, candeeiros, têxteis, etc.

Cerâmica do deserto, em Zagora, Marrocos
                                    
Desenhos pintados com Henna no teto daTenda Berbere, em Zagora, Marrocos


segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Henna no Egito

Evidências arqueológicas no Egito mostram o uso de Henna durante a Idade do bronze. Nos antigos reinos egípcios já se usava a Henna para tingir os cabelos grisalhos, para tratar doenças de pele e para pintar as unhas dos mortos.
No período romano, 3500 a C, os Cananeus e as culturas Púnicas tinham um ritual com o nome de “Noite da Henna”, e em Roma também se usava para pintar os cabelos brancos. 
A arte de tatuar o corpo com Henna evidencia-se desde à séculos desde o norte de África, Médio Oriente, Índia e no sul da Ásia. Algumas múmias do período romano mostram desenhos complexos nas mãos e no pés.

Mulheres no antigo Egito a tratar dos cabelos

domingo, 19 de setembro de 2010

Henna com propriedades medicinais?

A planta Lawsonia Inermis tem propriedades medicinais, tais como refrigerar as zonas tingidas. Possivelmente os povos do deserto do Saara, do Rajasthan, de Punjab, e de Gujarat, mergulhavam as mãos e os pés na pasta feita de Henna, para baixar a temperatura. Só os pés e as mãos andavam destapados e desprotegidos do sol.

Um pouco de história...

A planta da Henna, Lawsonia Inermis
O pó de Henna para fazer a pasta
A arte de pintar com Henna é muito antiga. Em todos os países onde a planta cresce, as pessoas têm encontrado desde a antiguidade várias utilidades. A Henna é uma planta de nome Lawsonia Inermis e encontra-se em vários países de África, Médio Oriente, Índia e no sul da Ásia.
Henna é o resultado que esta produz, entranhando-se na pele deixando uma marca de coloração castanha que pode permanecer até três semanas.

Henna

Eu a ser tatuada na praça Jemaa el Fna em Marrakech
Sempre desejei partilhar a minha paixão por tatuagens de Henna. Fico fascinada com os desenhos complexos que aquelas mulheres em Marrocos e na Índia fazem nas mão e nos pés. Adoro vê-las pintar. Sempre que vou a Marrocos ou a qualquer um destes países do norte de África ou médio oriente aproveito para tatuar as mão e os pés com Henna. Normalmente elas  pedem-me para escolher um desenho através de um álbum de fotografias manhosas e debutadas. Eu escolho, mas é sempre a mesma coisa. Começam a pintar e deixam-se levar pela fantasia e pelo prazer de desenhar. É fabuloso. Quando penso na Henna sinto-lhe o odor a natureza, a sensação de frescura quando pousa na minha pele. Quando tatuo a minhas mãos com Henna sinto-me transportada para outros lugares e outros tempos. Um mundo de magia, de fantasia e de paixão.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Bem-vindos ao meu blog!

Este blogue nasceu para que eu possa divulgar os meus trabalhos. Mas, mais do que isso para poder partilhar a pesquisa e o percurso fascinante até chegar ao projeto final. Será um blogue de Design Gráfico, Ilustração, Artesanato, Arquitetura ou Viagens? Um pouco de tudo. É para aqueles que têm curiosidade e apreciam a arte e o belo. Sejam bem-vindos!!